É retrô! Confira os carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil
Já se perguntou quais são os carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil? Pois hoje, vamos te mostrar os modelos campeões de emplacamentos e que se tornaram queridinhos dos brasileiros; confira!
Contents
A paixão do brasileiro por carros
No Brasil, o setor automotivo é peculiar, onde projetos globais coexistem com carros pensados e desenvolvidos especificamente para o nosso mercado.
Isso resulta em um ranking interessante, como visto na lista dos carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil!
Pensando nisso, realizamos um levantamento dos automóveis mais comercializados na história da indústria automobilística brasileira.
Para isso, considerando a soma total aproximada de vendas de cada modelo pelo nome, independentemente de mudanças de gerações ou períodos em que ficou fora de linha.
Confira!
Quais são carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil?
Aqui está a nossa lista com os carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil!
1 – Volkswagen Gol
Em primeiro lugar, o Gol foi um marco significativo para a Volkswagen no Brasil e continua sendo um fenômeno de vendas mundial.
Lançado em 1980 como parte do Projeto BX, o modelo já acumula mais de 8 milhões de unidades produzidas, sendo que quase 7 milhões foram emplacadas no país.
Desde então, o VW Gol passou por três gerações e diversas remodelações, além de contar com conjuntos mecânicos emblemáticos e robustos.
Com baixo custo de manutenção, reputação de mecânica simples e ajuste mais firme, o Gol foi o carro mais vendido no Brasil por 26 anos consecutivos.
A atual geração do Gol foi lançada em 2008, desenvolvida sobre a base do Fox de 2002. Apesar de mostrar sinais de envelhecimento, o hatch encerrou 2021 como um dos cinco veículos de passeio mais vendidos.
Para 2024, está prevista a substituição do modelo por uma nova linha de SUVs compactos construídos sobre a plataforma MQB. A Volkswagen ainda não decidiu se manterá o nome Gol para essa nova linha.
2 – Fiat Uno
O segundo lugar dos carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil é o Fiat Uno.
O modelo foi o primeiro projeto global da marca italiana a ser introduzido no Brasil e representou uma verdadeira revolução no segmento de compactos durante os anos 1980.
Com uma cabine otimizada que oferecia mais espaço interno do que seus concorrentes, e um formato que lembrava uma botinha ortopédica, o hatch garantia um excelente coeficiente aerodinâmico.
Então, ao longo das décadas, o Uno foi um grande rival do Gol e se destacou como um dos carros mais vendidos, graças à sua manutenção acessível, mecânica simples e diversas versões disponíveis.
A primeira geração do Uno se despediu em 2014, enquanto a geração mais recente foi aposentada recentemente, em dezembro de 2021. Ao longo de mais de 35 anos, foram mais de 3,2 milhões de unidades emplacadas.
3 – VW Fusca é um dos carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil
Até os anos 1980, as ruas brasileiras eram dominadas pelo Volkswagen Fusca. Basta ver fotos da época: o Besouro estava por toda parte no trânsito e até nas áreas rurais do país.
Nesse contexto, foi o carro mais vendido por várias décadas, não apenas por ser um modelo de entrada, mas também devido à sua mecânica extremamente simples e robusta.
O carinho pelo Fusca é tão grande que ele chegou a ser utilizado para medidas populistas e como agrado político.
Então, após sua aposentadoria em 1986, o modelo retornou em 1993 a pedido do presidente da República, ganhando o apelido de Fusca Itamar.
Assim, foram mais de 3 milhões de unidades vendidas, mas até hoje o Fusca é muito querido no mercado de usados, e volta e meia ainda vemos um inteiro por aí.
4 – Fiat Palio
Similarmento, o Fiat Palio está entre os carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil, lançado como uma resposta da italiana ao grande sucesso do Gol.
Como um projeto global da marca italiana, o modelo foi lançado no Brasil em 1996 para competir de forma intensa no segmento de compactos, rapidamente se tornando um dos carros mais vendidos do país.
Entre as virtudes do Palio, destacam-se o bom custo-benefício, a ergonomia eficiente, a variedade de versões disponíveis e a suspensão com ajuste macio.
Em 2011, a Fiat lançou no Brasil a segunda geração do Palio, enquanto o modelo anterior continuou em produção com o sobrenome Fire.
Com ambas as versões, a Fiat conseguiu posicionar a linha Palio como o veículo mais vendido do país em 2014, mas no ano seguinte a liderança mudou para o Chevrolet Onix. Em 2017, a fabricante retirou o modelo de linha.
5 – Chevrolet Celta está entre os carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil
No final dos anos 1990, a General Motors percebeu a necessidade de expandir sua linha de compactos e lançar um modelo de entrada.
Contudo, em 2000, a montadora começou a produzir em Gravataí (RS) um dos seus carros mais bem-sucedidos no mercado brasileiro: o Celta!
A princípio, o hatch da Chevrolet foi pioneiro no país ao oferecer a opção de venda pela internet e, nos primeiros anos, estava disponível apenas com motor 1.0 de 60 cv e configuração de duas portas.
Ao longo de quase 15 anos de história, o Celta sempre esteve entre os carros de passeio mais vendidos.
Durante seus 15 anos de vida, recebeu atualizações como a introdução do motor 1.4, aumento da potência do motor 1.0, e ganhou uma série especial em homenagem ao tricampeão de F1, Piquet.
Em 2013, o Celta passou a ser equipado com airbag duplo frontal e freios com ABS para cumprir a legislação, mas sua produção durou apenas mais dois anos.
6 – Chevrolet Corsa sedan
O Corsa foi o grande lançamento da GM nos anos 1990, seguindo a estratégia de oferecer diferentes carrocerias, semelhante ao que fez com o Chevette.
Nesse contexto, o modelo sedã derivado do compacto se destacou como um fenômeno de vendas e permanência no mercado, tornando-se um dos 10 carros mais vendidos do Brasil.
Desenvolvido no Brasil, o Corsa sedã foi lançado em 1995, um ano após a versão hatch.
Com um amplo porta-malas, ele ofereceu diversas opções de motores como 1.0 8V, 1.0 16V e 1.6, além de séries especiais e a opção de câmbio automático de quatro marchas, tornando-se uma escolha versátil no segmento de sedãs compactos.
7 – Volkswagen Kombi
Enfim, VW Kombi também é um dos carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil, deixando saudades em milhares de entusiastas.
Inicialmente, foi um sinônimo de veículo comercial robusto, versátil e de baixo custo por décadas, ela tinha capacidade de carga de 1 tonelada e praticamente não teve rivais durante seus mais de 60 anos de história no país.
Tudo começou em 1950, quando o Grupo Brasmotor (dono da Brastemp) importou as primeiras unidades da Kombi.
Em 1953, a Brasmotor começou a montar o modelo em sistema CKD, e quatro anos depois a Volkswagen assumiu a produção da van em São Bernardo do Campo (SP).
Anteriormente equipada com um motor 1.2 de 36 cv importado, foi somente em 1967 que a Kombi passou a contar com um motor 1.5 de 52 cv.
Até sua despedida em 2013, com a série especial Last Edition, a Kombi manteve-se como referência para o trabalho duro.
Passou por várias atualizações ao longo dos anos, incluindo uma reestilização, a introdução de um motor 1.6 com injeção eletrônica, mudanças estéticas e melhorias mecânicas como freios a disco.
Por fim, em 2006, recebeu também um motor 1.4 flex. Foi, de longe, o veículo comercial mais vendido na história do Brasil.