CNH pode ter categoria diferente para carros automáticos
Verdade ou mito que pode haver categoria diferente para carros automáticos? Abaixo, vamos explorar essa notícia que tem chamado atenção de vários motoristas e donos de carros automáticos. Veja abaixo se é verdade ou fake news.
Contents
Categoria diferente para carros automáticos? O que muda na CNH
Nos últimos dias, a notícias de que poderá ser criada uma nova categoria diferente para carros automáticos, tem tomado os noticiários. Mas, trata-se de verdade ou fake news?
A possibilidade de a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ter uma categoria diferente para carros automáticos tem sido amplamente discutida no Brasil. Mas, essa discusão começou através de um projeto de lei, ou seja, pode se tornar verdade no futuro, mas ainda não é uma realidade.
Assim, a proposta se deu através do Projeto de Lei (PL) 7.746/2017: visa a criação de subcategorias da categoria B, que atualmente abrange motoristas de veículos com até 3.500 kg e até nove ocupantes.
Ainda não se trata de uma verdade, mas também não é fake news. Portanto, a mudança poderá ocorrer em 2025. Dessa forma, os motoristas notarão duas subcategorias, válidas para os carros de 2025:
- B1: destinada exclusivamente a carros com câmbio automático
- B2: que incluiria motoristas aptos a conduzir tanto veículos automáticos quanto manuais.
O que muda para 2025?
A notícia é verdadeira no sentido de que o projeto existe e está em tramitação. Mas, até o momento, ainda se trata de um projeto de lei que pretende criar categoria diferente para carros automáticos, pode tornar verdade, caso seja aprovado e torne-se um Lei.
No entanto, a proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados, pelo Senado e sancionada para entrar em vigor.
Atualmente, ela está em fase de análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), sem uma data definida para conclusão do trâmite. Portanto, embora a mudança seja uma possibilidade concreta, não há garantias de que será implementada em 2025 e que haja categoria diferente para carros automáticos.
Por que criar uma categoria diferente para carros automáticos?
A motivação para essa proposta é a crescente popularidade de veículos com câmbio automático no Brasil e a percepção de que conduzi-los requer habilidades específicas. Assim, até as provas da auto escola, para conseguir a carteira, podem mudar.
Ao pilotar um carro automático, não é necessário entender de:
- Controle de Embreagem
- Há mudanças significativas na Baliza;
- A percepção dos pés e do câmbio do carro é diferente;
- Dentre outras mudanças.
Assim sendo, tanto o treinamento quanto as regras para a condução desses veículos diferem dos aplicados a carros manuais. Logo, ao criar uma categoria diferente para carros automáticos, o objetivo é assegurar que os motoristas estejam devidamente capacitados para operar esse tipo de veículo.
Além disso, a medida também busca aumentar a segurança no trânsito, garantindo que motoristas de carros automáticos ou manuais tenham a formação adequada para cada sistema.
Impactos para os motoristas
Caso o projeto seja aprovado, as mudanças terão algumas implicações práticas. Quem obtiver a habilitação na subcategoria B1 (exclusiva para automáticos) não poderá dirigir veículos manuais. Assim, até que a nova Lei seja publicada, é o que se espera da nova categoria diferente para carros automáticos.
Por outro lado, a categoria B2 permitirá a condução de ambos os tipos de veículo. Motoristas que forem flagrados dirigindo um veículo incompatível com sua habilitação estarão sujeitos a multas e outras penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Essa alteração também pode implicar mudanças no processo de aprendizado e exame de direção. Escolher entre as subcategorias pode influenciar a experiência de treinamento e o custo envolvido na obtenção da habilitação com a nova categoria diferente para carros automáticos.
Algumas autoescolas podem precisar adaptar sua infraestrutura para oferecer instrução específica para veículos automáticos ou manuais. De toda forma, será importante que o motorista saiba primeiro qual tipo de carro em 2025 terá para, assim, iniciar o processo de tirada da carteira.