Citroën C3 Aircross: Diferenças da versão europeia para a brasileira
Com uma cabine mais refinada em comparação ao modelo brasileiro, o Citroën C3 Aircross começa a ser vendido na Europa, revelando notáveis diferenças. A seguir, confira as novidades!
Contents
Citroën C3 Aircross: versão brasileira x europeia
O Citroën C3 Aircross europeu foi apresentado há alguns meses, mas apenas agora seu interior foi revelado.
Enquanto o exterior já fazia o modelo brasileiro parecer ultrapassado, a cabine evidencia ainda mais a simplicidade da versão nacional em comparação à sofisticada versão europeia.
A princípio, o conceito do interior é totalmente distinto da versão comercializada no Brasil. Ainda assim, assim como ocorre por aqui, o C3 foi utilizado como base.
Enquanto isso, na Europa, o hatch também possui um interior mais sofisticado em comparação ao mercado brasileiro.
No caso do C3 Aircross, o interior da versão europeia apresenta linhas mais retas e uma central multimídia de 10,25 polegadas que se destaca.
De mesmo modo, o painel de instrumentos também é digital, porém está localizado em uma posição mais elevada e possui um design mais sofisticado em comparação ao lançamento brasileiro.
Principais diferenças entre os modelos
A principal diferença do Citroën C3 Aircross europeu é seu design externo, que adota uma filosofia mais moderna da marca. Nesse contexto, até o logotipo é diferente, apresentando o novo emblema da marca francesa.
Assim, com para-choques mais pronunciados, o modelo europeu é maior, medindo 4,39 metros de comprimento, em comparação aos 4,32 metros do modelo brasileiro.
As versões de cinco e sete lugares serão lançadas simultaneamente. Na versão de cinco lugares, por exemplo, o porta-malas é um pouco menor que o do modelo brasileiro, com 460 litros, em comparação aos 493 litros do nacional.
Enquanto isso, na versão de sete lugares, os bancos adicionais não são removíveis, como no modelo brasileiro, mas podem ser rebatidos para deixar o piso do bagageiro plano, reduzindo a capacidade para 330 litros.
Quais os itens e equipamentos do Citroën C3 Aircross
Inicialmente, a nova revelação do interior, que segue o estilo do hatch C3 europeu, traz algumas novidades. O painel possui dois níveis divididos por linhas horizontais que se estendem até a frente do passageiro.
As imagens mostram ar-condicionado digital automático e carregador de celular sem fio, itens que estão ausentes no Aircross brasileiro.
Motorização e desempenho
No velho continente, o SUV da Citroën está disponível com motores a combustão e elétrico. As versões de entrada utilizam um motor 1.2 turbo de 101 cv, acoplado a um câmbio manual de seis marchas.
Nas versões intermediárias, o mesmo motor é utilizado, mas com 136 cv, câmbio automatizado de dupla embreagem e um sistema semi-híbrido de 48V. Por fim, as versões mais caras são equipadas com um motor elétrico de 113 cv.
Primeiramente, o motor elétrico está localizado no eixo dianteiro e é alimentado por um conjunto de baterias com capacidade de 44 kWh, proporcionando uma autonomia de 300 km no ciclo europeu.
De acordo com a marca, em 2025 será lançada uma versão equipada com uma bateria diferente, que aumentará a autonomia para mais de 400 km.
Quanto custa o Citroën C3 Aircross no Braisl e na Europa?
Inicialmente, o Citroën C3 Aircross foi lançado no Brasil com a proposta de ser espaçoso e acessível, chegando a ser vendido por menos de R$ 100 mil em algumas ofertas, embora com um interior simples e poucos equipamentos.
Por exemplo, airbags laterais não são de série na versão mais barata. Já na Europa, a marca demonstrou que é possível oferecer um Aircross mais refinado e ainda assim mantê-lo acessível.
Em Portugal, o novo C3 Aircross pode ser encomendado por menos de 20 mil euros, aproximadamente R$ 117 mil em conversão direta.
E então, acharam que as diferenças são muitas? Conte para a gente nos comentários! Por fim, siga acompanhando nossa página para mais lançamentos e novidades!