Como abrir carros com trava elétrica por fora

Se você bater a porta do carro e depois perceber que deixou o controle lá dentro, precisa saber como abrir carros com trava elétrica por fora. Então veja aqui algumas dicas que podem ser muito úteis caso você fique preso para fora do próprio carro.

Homem sentado no chão encostado em seu carro trancado com expressão frustrada
Imagem: Freepik

Como abrir carros com trava elétrica por fora

Todo mundo já teve ao menos um lapso na vida, daqueles que trazem alguns problemas e até um certo prejuízo financeiro. E ficar trancado fora do próprio carro, com certeza é um desses enganos que é cometido por muitas pessoas, principalmente quando o veículo tem travas elétricas.

Embora, esse pareça um problema facilmente resolvido por um controle reserva, nem todo mundo é precavido o suficiente para se preparar dessa forma. E você pode pensar que a única solução seja gastar contratando um profissional para resolver, mas está errado.

Podemos sugerir alguns métodos eficientes de como abrir carros com trava elétrica por fora no caso de estar nessa situação frustrante. 

Homem tenta abrir porta de seu carro
Imagem: Freepik

Utilize a chave mecânica

Apesar dos veículos atuais contarem com travas elétricas, alguns deles contam com uma fechadura mecânica na porta do motorista. Esse acesso manual é uma precaução da montadora, para que os motoristas tenham uma solução fácil, se perder o controle ou seu carro tiver falha no sistema elétrico

Esta é a forma mais rápida e fácil de resolver esse grande problema, desde que você tenha essa opção, é claro. Afinal, você só precisa pegar a chave onde guardou, encontrar a fechadura mecânica, pois muitas ficam omitidas sob uma tampa, e abrir a porta conforme indicado no manual do carro.

Homem usa chave mecânica para abrir carro trancado
Imagem: Freepik

Método da cunha de ar e haste de aço

O método mais utilizado por profissionais, devido à sua eficácia, e menor risco de danos ao veículo é o da cunha de ar e haste de aço. Você até pode tentar abrir o carro com trava elétrica por fora desta forma, contudo para isso, primeiramente precisa ter os materiais necessários.

Ou seja, precisa ter acesso a uma cunha de ar, ou uma ferramenta semelhante que possa criar um pequeno espaço entre o vidro e o batente da porta. Bem como a uma haste de aço longa e fina, como um cabide de arame torcido para ficar reto.

Além disso, você deve ter paciência e ser cuidadoso para evitar danos no seu veículo, pois não é um procedimento fácil de realizar. Você terá que criar uma pequena abertura, inflando a cunha na parte superior da porta, entre o vidro e o batente.

Em seguida, deve introduzir a haste de aço pela abertura criada, de forma que ela siga em direção ao botão de destravamento ou à maçaneta interna da porta. A partir daí é só ter calma para conseguir utilizar a haste da forma certa para abrir sua porta.

Homem conversa com profissional que vai resolver problema em seu carro
Imagem: Freepik

Método do arame

Você já deve ter visto filmes nos quais uma pessoa abre um carro trancado usando apenas um arame, pois isso pode realmente ser feito. A melhor parte, é que você só precisa de um arame resistente e flexível e um pouco de destreza e que a trava de seu veículo seja de pino ou maçaneta.

Comece dobrando o arame em formato de gancho, criando uma ponta firme, que não se desfaça durante o procedimento. Então introduza o arame entre a borracha de vedação e a janela do carro cuidadosamente em direção da trava elétrica.

Você vai precisar encaixar o gancho do arame no pino/maçaneta interna, fazendo movimentos suaves e precisos, para não danificar o carro. Quando conseguir prender o gancho de arame no mecanismo de trava, é só puxar com cuidado até que a porta seja destravada.

Lembrando que sugerimos algumas alternativas que exigem persistência e uma certa agilidade, então se você não tiver nenhum dos dois, será melhor contratar um chaveiro automotivo, ou entrar em contato com o serviço de assistência do seu seguro

Também é importante destacar que esses métodos só podem ser utilizados se o veículo for seu, ou se o proprietário do carro lhe der permissão para fazê-los.

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida