Lecar 459: Como seria o primeiro carro nacional totalmente elétrico?

A montadora brasileira Lecar decidiu colocar o 459 de lado e focar [por enquanto] em modelos híbridos, abandonando a construção de versões 100% elétricas. A seguir, veja como teria sido o veículo brasileiro.

Lecar 459 prata
Fonte: Divulgação / Lecar

 

Lecar 459 não será mais produzido

Não foi desta vez! O CEO Flávio Figueiredo fundou a Lecar com o sonho de criar o primeiro carro elétrico 100% brasileiro.

Porém, infelizmente, após adiar o lançamento do projeto diversas vezes, a empresa anunciou oficialmente nesta semana que está abandonando o projeto elétrico do veículo Lecar 459.

O Lecar Model 459, que seria o primeiro carro elétrico 100% brasileiro, não será produzido. Por outro lado, o Brasil iniciará a produção de ônibus 100% elétricos da Scania.

CEO da Lecar ao lado do Model 459
Fonte: Divulgação / Lecar

 

Segundo a Lecar, o foco agora será na construção de veículos híbridos e com motor de combustão movido a etanol. A seguir, você confere detalhes de como seria o veículo.

Nesta semana, a Lecar divulgou um longo comunicado explicando a decisão de cancelar seu carro elétrico.

Embora o foco em veículos eletrificados continue, o novo modelo será híbrido com motor à combustão movido a etanol, mantendo a carroceria e o nome do 459.

Tudo isso, ao menos na teoria, pois há várias incoerências nas informações oficiais.

Como seria o Lecar 459?

Em abril, a Lecar anunciou que havia recebido a famosa placa verde, destinada a protótipos, por exemplo.

No entanto, nunca foram divulgadas fotos de uma unidade em condições de rodagem nas ruas, mesmo que a Model 459 tivesse um prazo extremamente curto para lançá-lo ainda em 2024.

Interior do Model 459
Fonte: Divulgação / Lecar

 

De qualquer forma, o período de testes parece ter sido bastante produtivo, já que a Lecar agora defende pontos completamente opostos aos que defendia antes.

Chegamos à conclusão de que o carro híbrido é mais vantajoso para a sociedade (…) em diversos quesitos”, disse o empreendedor brasileiro, “o que nos fez redirecionar nosso posicionamento e os planos para o mercado“, afirmou Flávio.

Motorização do elétrico

Ao explicar sua posição, a Lecar afirma que “o conceito do carro elétrico é o mesmo desde 1890: uma bateria recarregável que alimenta um motor elétrico.

Contrariando o que mostram gigantes como BYD e CATL, a marca acrescentou que baterias e motores elétricos estão chegando aos seus limites tecnológicos.

Curiosamente, uma postagem no site da Lecar feita há dois meses dizia que “avanços tecnológicos nas baterias estão revolucionando o setor de carros elétricos, marcando uma era de eficiência e sustentabilidade,” contradizendo a posição atual da empresa.

Outros detalhes do Lecar 459

A princípio, a promessa é que mais detalhes do Model 459, incluindo a data de lançamento, sejam divulgados em breve para os entusiastas de plantão (ou seja, nós).

Protótipo Lecar 459
Fonte: Divulgação / Lecar

 

Porém, já foi adiantado que o novo Lecar 459 será um elétrico com extensor de alcance (REEV), utilizando um motor “flex a etanol” para gerar eletricidade que alimenta o motor elétrico diretamente, alcançando mais de 30 km/l de álcool.

Essa eficiência é factível para um REEV, especialmente considerando que o arranjo incomum do veículo será ainda mais único com a sugestão de que o sedã terá baterias pequenas, de buffer.

Se o motor elétrico for o mesmo anunciado anteriormente, o Lecar 459 será capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

Enfim, teremos que esperar mais algum tempo para ver o carro brasileiro totalmente elétrico. O que você achou deste artigo? Comente aqui em baixo!

Por fim, siga acompanhando nossa página para novas atualizações de carros elétricos!

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski