Starlet Cross vale a pena? Confira os prós e contras

Starlet Cross vale a pena ➜ Veja detalhes do SUV que já está sendo vendido na Índia ✓ Confira os prós ✓ e contras ✓

O mais recente SUV Starlet Cross já está disponível na Índia e agora foi oficialmente lançado na África do Sul. Será que ele vem ao Brasil? Continue lendo para descobrir!

Diagonal lateral esquerda Starlet Cross vermelho

Fonte: Divulgação / Toyota

O que já sabemos sobre o Starlet Cross?

A Toyota acaba de adicionar um novo modelo ao seu vasto catálogo de SUVs internacionais: o Starlet Cross. Lançado recentemente na África do Sul e já preparado para estrear em outros mercados emergentes, esse veículo é fruto de uma estratégia de rebadge, baseado no Suzuki Fronx.

Inicialmente, o Starlet Cross será o SUV mais acessível da Toyota no mercado sul-africano, posicionando-se abaixo do Urban Cruiser e do Corolla Cross.

Traseira Starlet Cross vermelho

Fonte: Divulgação / Toyota

Produzido principalmente na Índia, onde foi lançado em abril sob o nome de Taisor, o Starlet desempenha para a Toyota um papel similar ao que o Pulse faz para a Fiat.

Assim como o Fronx, esse crossover é baseado em um hatchback compacto – o Baleno. Curiosamente, o Baleno também tem uma versão idêntica da Toyota, chamada Starlet, que foi lançada como parte do mesmo acordo estratégico com a Suzuki, mas sem o “Cross” no nome.

Visual e construção

Falando sobre o Starlet Cross, suas dimensões incluem 3.995 mm de comprimento, 1.550 mm de altura e 1.765 mm de largura.

Digonal lateral direita e frente do Starlet Cross vermelho estacionado na rua

Fonte: Divulgação / Toyota

Há uma razão estratégica para o modelo da Toyota ter menos de 4 metros de comprimento: na Índia, a taxação dos veículos é baseada no tamanho e no motor.

Carros que se enquadram na faixa de até 4 metros são sujeitos a menores impostos, tornando essa categoria uma opção mais acessível para os consumidores.

Interior

A princípio, o foco do Starlet Cross era ser uma opção econômica, logo, não vem super equipado, mas oferece um bom conjunto de recursos.

Interior Starlet Cross

Fonte: Divulgação / Toyota

Entre eles, estão faróis e lanternas de LED com acendimento automático, dois airbags, ar-condicionado automático e controle de cruzeiro.

De mesmo modo, ele também possui sistema multimídia com tela de 7 polegadas, câmera de ré, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.

Visão lateral dos bancos dianteiros do Starlet Cross

Fonte: Divulgação / Toyota

Qual será o motor do Starlet Cross?

Na Índia, o Starlet Cross é oferecido com duas opções de motorização: um motor 1.2 aspirado de 90 cv nas versões de entrada e um motor 1.0 turbo híbrido-leve de 100 cv nas versões mais sofisticadas.

Enquanto isso, na África do Sul, o SUV compacto é disponibilizado apenas com o motor 1.5 aspirado de 105 cv, o mesmo que equipa a linha Yaris no Brasil.

Lateral Starlet Cross

Fonte: Divulgação / Toyota

Conforme a versão, o Starlet pode vir equipado com uma transmissão manual de 5 marchas ou uma automática de 6 velocidades.

Quanto vai custar o Starlet Cross?

Na África do Sul, os preços do Starlet Cross variam de 299.900 a 359.300 rands, o que, em uma conversão direta, equivale a aproximadamente R$ 91.800 a R$ 109.900, considerando o câmbio atual.

Grade frontal Toyota Starlet Cross

Fonte: Divulgação / Toyota

Ou seja, é um SUV consideravelmente barato. Porém, é importante lembrar que caso venha para o Brasil, esses valores provavelmente irão aumentar.

Quando o Starlet será lançado no Brasil?

Por aqui, as chances de o Starlet Cross/Taisor ser lançado são mínimas. Nesse contexto, a Toyota está apostando em outro modelo, o Yaris Cross, que será posicionado abaixo do Corolla Cross em seu portfólio.

Diagonal lateral direita Starlet Cross vermelho

Fonte: Divulgação / Toyota

Já vendido na Ásia, o Yaris mede 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e tem um entre-eixos de 2.620 mm.

Enfim, seu grande diferencial será a oferta de um conjunto híbrido-flex, com lançamento previsto para até o início de 2025.

Por fim, siga de olho em nosso portal para não perder as próximas tendências e novidades no setor automotivo!

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski