Toyota Etios: Por que carro se tornou tão especial para os brasileiros?
Toyota Etios ➜ Saiba por que o modelo se tornou paixão nacional ✓ Por que ✓ carro ✓ se tornou ✓ tão especial ✓ para ✓ os brasileiros ✓
O Toyota Etios foi projetado para ser um carro econômico, o que se reflete em seu design simples. No entanto, ele se destaca por ser acessível e altamente confiável.
Contents
O Toyota Etios no Brasil
Antes de os brasileiros terem o Toyota Yaris como o carro mais acessível da marca, esse título pertencia ao Etios. Apesar de seu design não ser dos mais atraentes, o compacto se destacava como uma escolha racional frente aos seus concorrentes.
Seu maior ponto fraco era a aparência, mas ele compensava isso com outros atributos que o tornaram um modelo querido nas concessionárias. Aperte os cintos e descubra um pouco da história do Toyota Etios!
Por que os brasileiros amam o Toyota Etios?
Em primeiro lugar, tudo começou em 2012. Nesse ano, os brasileiros foram apresentados ao Chevrolet Onix e ao Hyundai HB20. Observando o crescimento da classe média, a japonesa decidiu lançar seu modelo mais acessível no país.
Antes disso, o carro mais barato da montadora era o sedã médio Toyota Corolla. O problema era que, tanto de perto quanto de longe, o Toyota Etios não impressionava pelo design, especialmente quando comparado aos seus novos rivais.
Mesmo sendo considerado o patinho feio, tanto o hatch quanto o sedã se destacavam pela racionalidade e confiabilidade, características marcantes da marca. Isso atraiu uma parcela da população que buscava um carro 0 km que transmitisse robustez e confiabilidade.
Mudanças no visual interno
Outro ponto bastante criticado do Toyota Etios era seu interior, especialmente o painel central analógico, que lembrava uma balança de supermercado. Esse design era incomum e não agradava a muitos.
Modelos como o Citroën Xsara Picasso e o Renault Twingo também tinham painéis centrais semelhantes, mas pertenciam a épocas bem diferentes.
Apesar das críticas, os modelo da Toyota conquistavam pelo espaço interno generoso, com um porta-malas impressionante de 562 litros no sedã, e pela racionalidade dos motores 1.3 ou 1.5.
No início, eram oferecidos apenas com câmbio manual de cinco marchas. Já na linha 2014, os modelos começaram a receber algumas mudanças.
Segundo o portal Webmotors, até iluminação em LED foi adicionada a essa nova configuração. Nas versões mais caras, o volante passou a ter a base achatada, semelhante ao do Toyota Corolla XR-S.
Toyota Etios é econômico?
Apesar de ser uma escolha segura, o Toyota Etios não foi um grande sucesso de vendas, embora apresentasse números razoáveis. Seus fãs mais leais eram aqueles que valorizavam a economia de combustível e a robustez.
Por isso, ele caiu no gosto dos brasileiros e se tornou popular entre aqueles que usavam o carro para trabalhar, como taxistas e motoristas de aplicativo.
O que mudou no Etios a partir de 2017?
Cinco anos após seu lançamento, o Etios finalmente passou por mudanças significativas. A princípio, os motores foram atualizados para se tornarem mais eficientes e ele ganhou uma transmissão automática de quatro velocidades.
Assim, o câmbio manual de cinco marchas foi substituído por um de seis velocidades. No entanto, a adição mais notável foi o painel de instrumentos digital, semelhante ao do Prius.
O volante passou a ser o mesmo do Corolla da décima primeira geração. A versão Platinum, a mais cara, foi a primeira a receber mudanças no visual, com para-choques redesenhados e novas rodas que se destacavam nas laterais.
Pouco tempo depois, essas atualizações foram estendidas a toda a linha Toyota Etios.
Toyota Etios saiu de linha?
O ano de 2020 foi o último completo para o Toyota Etios. Entre as mudanças, destacavam-se a adoção da central multimídia com conectividade Android Auto e Apple CarPlay nas variantes X Plus hatch e sedã, além da versão sedã que podia receber o kit GNV homologado pela Toyota.
Apesar de todas essas atualizações, o modelo Yaris, embora mais caro, já vendia bem mais.
Em 2021, a marca encerrou a fabricação do Etios no mercado brasileiro. As unidades 0km produzidas até agosto de 2023 foram destinadas à exportação.
Assim, o compacto se despediu do Brasil e das linhas de montagem para dar lugar ao novo Corolla Cross, um SUV médio projetado para competir com o Jeep Compass.
E você, gosta do Toyota Etios? Já experimentou o modelo? Conte aqui para nós! Por fim, siga de olho em mais conteúdos aqui do portal!