Carro flex pode misturar álcool e gasolina? Entenda

Embora já sejam usados há mais de duas décadas, ainda há pessoas que se perguntam se quem tem carro flex pode misturar álcool e gasolina. Se você é uma dessas pessoas, esclareça essa dúvida aqui, e muitas outras que você pode ter sobre esse tipo de veículo.

Mulher abastece seu carro
 Imagem: Freepik

O carro flex

Primeiramente, se você não entende muito de automóveis, precisa entender o que é um carro flex e o que o diferencia dos demais, que faz dele tão desejável. Também conhecidos como bicombustíveis, os carros flex são aqueles que funcionam tanto com gasolina quanto com etanol (álcool).

Essa tecnologia foi lançada no mercado automobilístico em 2003, pela Volkswagen, por meio do Gol Total Flex. E desde então, tem uma boa popularidade entre condutores, pela liberdade que proporciona na hora de abastecer o carro, dando a opção de escolher o combustível mais acessível.


Carro flex pode misturar álcool e gasolina

Antes de falar um pouco mais das vantagens e desvantagens que esse tipo de veículo oferece, vamos esclarecer a grande dúvida se quem tem carro flex pode misturar álcool e gasolina. E a resposta é sim, você pode utilizar ao mesmo tempo os dois combustíveis.

Aliás o grande diferencial da tecnologia flex, é exatamente essa capacidade de funcionar com qualquer proporção de álcool e gasolina. Dessa forma, com um carro flex, você pode rodar só com etanol, só com gasolina, ou até meio a meio.

Isso porque o sistema de injeção deste tipo de automóvel consegue detectar a mistura dos dois combustíveis, e ajustar sua queima da melhor forma possível. Entre outras palavras, você não precisa se preocupar se tiver um resto de gasolina e quiser completar o tanque com álcool e vice-versa.

Homem decidindo qual combustível usar para abastecer
Imagem: Freepik

Vantagens de ter um carro flex

Como deve ter ficado bem claro acima, a principal vantagem do carro flex é oferecer até três opções de abastecimento. Pois, assim, você pode escolher o combustível mais barato, ou mais vantajoso para você, cada vez que for abastecer seu veículo.

Outra vantagem é que você nunca vai ter dificuldade para encontrar combustível para seu carro, devido ter opções. E o melhor de tudo, é que você não precisa realizar nenhum procedimento especial quando quiser usar um combustível diferente ou os dois juntos, pois o carro faz isso automaticamente.

Gol total flex foi o primeiro carro a funcionar com gasolina e álcool
Imagem: Divulgação

Desvantagens de ter um carro flex

Apesar de contar com todos esses pontos positivos, o carro flex também tem algumas desvantagens, que podem desestimular na sua compra. Algo que desanima muitos interessados é o fato deste tipo de automóvel rodar menos quilômetros por litro com álcool, do que com gasolina.

Outra desvantagem é que, de forma geral, um carro flex costuma exigir manutenção com maior frequência e mais específica, podendo provocar gastos ocasionais. Afinal, o motor deste tipo de carro precisa trabalhar com dois combustíveis com características diferentes.

Renault Kwid flex
Imagem: Divulgação

Vale a pena ter um carro flex?

Para saber se vale a pena ter um carro flex, é preciso avaliar as vantagens e desvantagens que ele oferece. Ele pode ser a opção ideal se você busca economia e liberdade de escolha de combustível, principalmente se costuma rodar bastante e gostaria de pagar o menor valor para abastecer.

Já se você não utiliza o carro tanto assim, e tem o costume e oportunidade de abastecer sempre no mesmo posto, investir em um carro flex pode não fazer muita diferença. Ou seja, a decisão de compra deste tipo de veículo vai depender muito de seu perfil de uso.

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida